Istambul III, Turquia | Dicas de viagem, Grand Bazar, pratos típicos, Mesquita Pequena Sofia, Sokullu Mehmet Pasa, obeliscos do Hipódromo e mais

Istambul III - Turquia, vamos as dicas para facilitar o seu destino

Explore o Grand Bazar, experimente os pratos típicos da Turquia, conheça os obeliscos do Hipódromo, a Mesquita Pequena Sofia e a Sokullu Mehmet Paşa.

Istambul - Turquia
Grand Bazar, Istambul - Turquia
Istambul tem um passeio obrigatório: o Grand Bazar. Aliás, um passeio só talvez não seja suficiente. Ele fica aberto das 9:00 às 19:00 e tem 60 ruas e cerca de 5.000 lojas. É uma loucura.


Clique no mapa (Mais opções) para ampliar e ver os pontos em destaque neste post
Istanbul - Turquia
Porta principal do Grand Bazar














Uma opção é ir uma vez para conhecer tudo que for possível, e depois voltar para fazer as compras. Se por um lado você pode escolher melhor o que e onde comprar, por outro, não é seguro que você consiga achar o que quer quando voltar. Isso aconteceu conosco.

Istambul - Turquia
Lojas muito parecidas podem confundir, e talvez não encontre algo que viu antes
Istambul - Turquia
Caixas e jogos de madeira em madrepérolas que são verdadeiras jóias
A outra opção é já comprar quando encontrar algo de que goste. Mas já aviso, é um processo relativamente longo. Os vendedores chegam a ser chatos. Para atrair o comprador, chamam em todas as línguas. Ficam ligados no que você fala e tentam adivinhar de onde você é, e começam a seguí-lo e chamá-lo, no nosso caso, em português, espanhol, italiano, ou no que acharem que você fala. Se a gente der trela, não faz mais nada e acaba saindo da loja dele com tudo o que ele tiver para vender.

Os lustres podem ser desmontados para trazer na bagagem
Além disso, fazem questão de negociar. Nada tem um preço exposto e dão o valor de acordo com a sua cara. É um verdadeiro jogo para eles. Pechinchar é a palavra-chave, até nas formas de pagamento. A maioria só aceita dinheiro vivo, mas se percebem que você vai embora porque está sem dinheiro, acabam aceitando o cartão, nem que seja o do lojista vizinho (caso ele não tenha mesmo a máquina).

belíssimas lembranças da Istambul Turquia
belíssimas lembranças da Istambul Turquia

O lado externo do Grand Bazar também é lotado de lojas, uma grande muvuca, aparentemente mais populares. Há muitas lanchonetes e ambulantes vendendo de tudo, inclusive comida.
Por falar em comida, não deixe de experimentar os pratos típicos e, em especial, os pães. São de dar água na boca.
Istambul - Turquia
Não deixe de experimentar o pão feito na hora
Uma dica para um almoço ou jantar especial, mas nem por isso caro, é no restaurante do Sura Hotel (acesse Sura Hotel), bem próximo à Mesquita Ayasofya e Mesquita Azul. Apesar do luxo e da ótima e variada comida, os preços estão na média da cidade. E o atendimento é um destaque. Fizeram adaptações no menu e serviram excelentes pratos para quem tem restrição alimentar. Comida tão boa e gente tão atenciosa que acabamos voltando mais vezes. Vale a dica.

Istambul - Turquia
Restaurante do Sura Hotel, sofisticado e acessível
Istambul - Turquia
Olha só esse pão... delicioso mesmo
Em frente à Mesquita Azul, ficava o Hipódromo. Nele, haviam corridas de cavalos e bigas, bem naquele estilo do filme Ben Hur. Um obelisco marcava cada uma das duas curvas do Hipódromo. O Obelisco Egípcio foi construído em 1490 aC e trazido pelos romanos para Istambul no século IV dC. Em 390 dC o rei Teodósio o colocou no Hipódromo e mandou construir uma réplica para a outra curva, o Obelisco Murado. Hoje o local funciona como área de eventos temporários, mas ainda restam os obeliscos daquela época. Se quiser saber mais, acesse Hipódromo.

Istambul - Turquia
Área do antigo Hipódromo, com o Obelisco Egípcio e o Obelisco Murado ao fundo

 Na mesma área fica a Fonte Alemã, um presente do Imperador alemão Wilhelm II ao Sultão Abdulhamid II em 1898. Seu estilo é neo bizantino.

Istambul - Turquia
Fonte Alemã




















Descendo do Hipódromo no sentido do mar, chega-se à Mesquita Pequena Sofia. Fazendo jus ao nome, é bem menor, mais simples e menos visitada. Nem por isso deixa de ser bela.

Istambul - Turquia
Mesquita Pequena Sofia

Istambul - Turquia
Vista interna da Mesquita Pequena Sofia
Minbar e Mirhab da Mesquita Pequena Sofia


Istambul - Turquia
Cemitério ao lado da Mesquita Pequena Sofia
Pouco acima, cerca de 200 m, chegamos à Mesquita Sokullu Mehmet Paşa. Como chegamos na hora das orações, a visita ficou limitada. Mesmo assim, fica o registro.

Istambul - Turquia
Imagens da Mesquita Sokullu Mehmet Paşa

Istambul - Turquia
 Mesquita Sokullu Mehmet Paşa em Istambul Turquia

Istambul - Turquia
Mesquita Sokullu Mehmet Paşa em Istambul Turquia

Istambul - Turquia
Imagens da Mesquita Sokullu Mehmet Paşa
As nossas dicas de como chegar, ficar, comer estão no post Istambul I, e o restante dos passeios estão distribuídos por mais 05 posts.
Até a próxima! Görüşürüz!

Veja também         


 Como chegar, onde ficar, Mesquita Azul e mais

 Mesquita Santa Sofia, Palácio Topkapi e mais

 Yeni Camii, Bazar das Especiarias, Passeio de Barco no Estreito de Bósforo e mais

 Dança turca, Torre Galata, Mesquitas Rüstem Paşa e Süleymaniye, e mais

 Curiosidades da Turquia, origem, história, moeda, Maravilhas do Mundo Antigo, Atatürk e mais

 Costumes, gastronomia, Grand Bazar, clima, dança turca, dados sobre o país e mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário