Turquia curiosidades I | Dicas de viagem, costumes, gastronomia, clima, Grand Bazar, dança turca e mais

Curiosidades da Turquia I

Turquia, seus costumes, gastronomia, Grand Bazar, clima, dança turca, dados sobre o país e mais

Mesquita Azul em Istambul Turquia
Mesquita Azul em Istambul Turquia

- A tulipa é uma planta originária da Turquia, onde é conhecida por Tale. Ela se parece com um turbante, cuja tradução em latim é tulbend. Ela foi enviada para Europa pelos turcos.

- Em muitos lugares da Turquia, ainda há banheiros com os típicos vasos sanitários turcos, tipo fossa. Até em aeroportos a gente os encontra, como o caso do aeroporto de Çardak. Curiosamente estranho! Tem até uma canequinha para você jogar água depois do feito. Incrível!!!


Turquia - Turkey

- ...mas também encontramos o banheiro mais bacana que já vimos em viagens no restaurante do Sura Hotel, em Istambul. Note que as bicas das torneiras da pia eram bustos de cavalos.

Turquia - Turkey

- No interior da Turquia, é difícil achar alguém que fale outra língua além de turco. Então, não deixe de ver o post "Se Virando e Falando Turco".

- O verão na Turquia é tão quente como no Brasil, e no inverno é gelado e chuvoso.


Turquia - Turkey
- É comum na Turquia, amigos andarem de mão dadas e ou abraçados.

- Comum também na Turquia, os homens turcos se cumprimentarem com um beijo no rosto.
- Os turcos têm costume de tirarem os sapatos antes de entrarem em suas casas. Caso visite uma família turca...

- Na Turquia, nos dias atuais, o número de homens casados com várias mulheres é muito raro, porque não é bem visto pela população.


- ...mas como a Turquia é um país laico, um homem pode se casar até com quatro mulheres, pela religião islâmica.

- Os turcos são bastante supersticiosos na Turquia“Olho turco” (boncuk), ou olho grego, tem muito valor para os turcos, que acreditam afastar mau olhado e energia negativa.


Photo from wwwfond-ecran-imagecom


- Os pais penduram os olhinhos azuis em seus filhos. Dependendo das posses, chegam a ser de ouro.

- Os olhos que eles colocam nas portas são bem grandes, para proteção. São chamados “nazar boncuk”.

- Na Turquia, outra crença popular é, nunca comer peixe com iogurte. Acreditam que você pode se envenenar.

- Quando o noivo vai visitar a família da noiva pela primeira vez, costumam colocar sal no café do noivo. Se fizer cara feia, mostra que não está realmente interessado na noiva.

- Pulseiras, colares, moedas de ouro com laços vermelhos, são acessórios que as noivas usam no dia do casamento para dar sorte.

Turquia - Turkey

- Nunca mostre uma figa para um turco (tanto gesto com a mão, como o objeto), pois é considerado falta de respeito.

- O melhor lugar para se comprar lembrancinhas em Istambul é no Bazar de Especiarias.


- Em Istambul, o Grand Bazaar e nas lojas de rua, você encontrara varias  lojas, tapetes, joias, louças, sapatos, roupas, etc., mas, os vendedores são bastante persistentes.


- Horário comercial na Turquia é 9hs00 às 18hs00.

- Para quem tem restrição alimentar (lactose, glúten, condimentos, gorduras, etc), é possível se virar. Eles são bastantes atenciosos e preocupados, adaptam as receitas às suas necessidades.

- É raro consumir carne de porco na Turquia. Ela foi proibida pelo Alcorão.

- Muitos restaurantes expõem suas comidas, que são bem condimentadas, ficando mais fácil para escolha. Come-se muita fruta e doce.

- Os hábitos alimentares na Turquia são milenares. Receitas passam de mãe para filha, e eles não gostam de novas receitas.

- Há ótimos restaurantes na Turquia, tanto típicos, quanto internacionais.

- O pão pita turco (kubasili kasarli pide) é especial, grande, inflado, casca bem fininha, leve, sequinho, chega à sua mesa quentinho. Delicioso! Também tem os pães turcos com gergelim (simit), que servem nas ruas.

Turquia - Turkey
- Sis kebap, carne no espeto de pau (carne de boi, carneiro ou galinha) é um prato bem popular, com acompanhamentos a escolher.

- O dornen kebap, espeto que gira (parecido com o churrasco grego), está espalhado por toda Turquia. É delicioso, servido também de várias formas.

- Tem também o Adana kebap, um espeto de carne vermelha, com pimenta e páprika.

- Os  turcos adoram sopas, mesmo no verão. Também consomem uma sopa servida fria (cacik), iogurte, pepinos e ervas.

- O prato mais famoso na Turquia é o Poterry Kebap. Vem em um pote de cerâmica, um tipo de picadinho de carne com vegetais. Eles ascendem o fogo, de preferência na frente do restaurante, e o transformam em uma atração para os turistas. Fazem um ritual em que quebram o pote com um facão na frente do cliente, para depois servir.

Turquia - Turkey

- Na Turquia um dos campeões é o Meat balls, bolas de carne com ou sem queijo dentro, servido com legumes, cebolas e pão.

- Também outra boa pedida é o kubasili kasarli pide, o pão pita, carne, queijo e especiarias. Lembra uma pizza comprida.

- Costumam servir no café da manhã, pepinos, tomates e azeitonas. Uma torta (borek) recheada de legumes, carne queijo e vegetais. E Sucuk ou pastirna (salame turco).


- Para os brasileiros que não ficam sem feijão com arroz, dizem que se pode encontrar em restaurantes na região do Grand Bazaar, em Istambul. É só pedir “Köfte”.

- Tomar sorvete (“dondurma”) na Turquia é uma atração a parte. De consistência pegajosa (vem do leite da cabra), um show de estica e puxa, rouba a bola do sorvete servido, um fuá, uma espécie de jogo.


Turquia - Turkey

- Os doce turcos fazem sucesso. Baklava (folhado com nozes), arroz doce, pudim, musse de chocolate, asure (leite com cereais e legumes), pudim de frango (frango, leite arroz, açúcar e canela), então, e frutas.

- Os doces mais famosos são os de goma. Coloridos e de vários sabores, contudo parecem com o mesmo gosto. Vendidos a peso de ouro, lindos, e um tanto sem graça, não conseguimos comer.

Turquia - Turkey

- Os chás (Çay), na Turquia são maravilhosos, sabores frutados e o negro. Vem em pequenas taças típicas para chás, lindas. Nos restaurantes eles servem no final das refeições como cortesia.


Turquia - Turkey

- Beber nas ruas na Turquia é proibido, mas, vimos muitos turistas com latinhas nas ruas.

- Bebidas típicas alcoólicas na Turquia são: o raki (aguardente de anis) eles tomam com água, formando um líquido branco.

- E a cerveja mais famosa da Turquia é a EFES.

- As bebidas não alcoólicas da Turquia são: Ayran, água, iogurte e sal.

- Boza são sementes de grão de bico trituradas, canela e açúcar, que eles tomam durante o inverno. Encontram-se vendedores de boza pelas ruas.

- Sahlep é um pó de especiarias e água, que dizem ter um sabor único, com canela por cima. Também para ser saboreada no inverno, nos cafés, ou servidas com tortas e bolos.

Turquia - Turkey

- A Turquia tem um território com 783 mil km² (36º maior do mundo), menor que o estado do Mato Grosso e quase 11 vezes menor que o Brasil.

- A população turca soma cerca de 77,5 milhões de pessoas (18ª maior do mundo), 2,6 vezes menor que a do Brasil.

- Não deixe de assistir um show de dança turca. Há várias opções de casas de espetáculo. Estivemos no Hodjapasha em Istambul e valeu o show.

Turquia - Turkey
show no Odjapasha Istambul Turquia

Desfrute da Turquia! Um país lindo, com costumes bem diferentes dos nossos.
Vá e aproveite.

Até a próxima! Görüşürüz!

Veja também         



 Como chegar, onde ficar, Mesquita Azul e mais

 Mesquita Santa Sofia, Palácio Topkapi e mais

 Grand Bazar, Hipódromo, Fonte Alemã, Mesquitas Pequena Sofia e Sokullu Mehmet Paşa e mais

 Yeni Camii, Bazar das Especiarias, Passeio de Barco no Estreito de Bósforo e mais

 Dança turca, Torre Galata, Mesquitas Rüstem Paşa e Süleymaniye, e mais

 Curiosidades da Turquia, origem, história, moeda, Maravilhas do Mundo Antigo, Atatürk e mais



Nenhum comentário:

Postar um comentário