Florença II - Itália - Dicas de viagem. Catedral Santa Maria del Fiore, il Duomo. Monte o seu roteiro

Florença II - Itália - Cattedrale di Santa Maria del Fiore, as melhores dicas para facilitar a sua visita 

Florença. Por dentro da Catedral de Santa Maria del Fiore, destaques, horários, preços e mais informações.

Foto de enwikipediaorg Catedral de Santa Maria del Fiore, Duomo em Florença Itália
Catedral de Santa Maria del Fiore, Duomo em Florença Itália
Vamos fazer um giro pela belíssima Catedral de Santa Maria del Fiore, o Duomo, como é popularmente chamada.


Clique no mapa (Visualizar mapa ampliado) para ampliar e ver a localização da Catedral de Santa Maria del Fiore

Sua construção se iniciou no ano de 1296 para substituir a catedral de Santa Reparata, e a ideia era fazer algo grandioso, que mostrasse a força e o poder de Florença. De fato, o projeto era tão ambicioso que levou 140 anos para ser concluído, isso sem contar as obras posteriores, como a fachada, que foi remodelada e só ficou pronta em 1887.


Florence - Italy
Fachada da Catedral de Santa Maria del Fiore em Florença Itália
A catedral é a quinta maior igreja do mundo, medindo 153 metros de comprimento, 90 metros de largura, e 90 metros de altura na sua cúpula. De estilo predominantemente gótico-renascentista, é revestida com mármore, tem diversas obras artísticas, e sua cúpula foi um desafio de engenharia para a época.

Side view - Florence - Italy
Vista lateral da catedral
Ao lado da entrada principal temos o Campanário de Giotto, com 85 metros de altura, todo revestido em mármore toscano branco, verde e rosa. O campanário tem janelas em estilo gótico e cópias dos relevos de Andrea Pisano, que remetem à Criação do Homem, as artes e indústria. Os originais estão no Museu dell'Opera del Duomo. O campanário fica aberto das 8:15 às 18:50 e a entrada é paga, inclusa no pacote dos monumentos (15 euros por pessoa). Prepare-se para subir 414 degraus.

foto de sandstead_d2h_17
Vista parcial desde o campanário
Giotto's Campanile - Florence - Italy
Campanário de Giotto
Florence - Italy
Relevos do campanário
O interior da catedral tem 3 naves em formato basilical e também abriga o Museu do Duomo.
Do lado interno da cúpula apresenta os afrescos do Juízo Final de Giorgio Vasari, que foram concluídos por Federico Zuccari, pintados entre 1572 e 1574. Vale a pena reservar uma hora para a visitação.
A catedral Santa Maria del Fiore fica aberta à visitação de 10:00 às 17:00 e a entrada é gratuita.


Foto de enwikipediaorg
Os afrescos do Juízo Final
foto de wondermondocom
Vista da nave central da catedral
A Cripta, cujo acesso se dá de dentro da catedral, abre das 10:00 às 17:00 e é paga, inclusa no pacote dos monumentos. Ela guarda o que restou da antiga catedral de Santa Reparata e as tumbas de São Zenóbio, dos papas Estevão IX e Nicolau II, e de Filippo Brunelleschi, responsável pela construção da cúpula. Veja no site, com as atualizações na data da sua viagem.

foto de mikestravelguidecom
Cripta da catedral
A Cúpula de Brunelleschi foi finalizada em 1463, construída sem andaimes, e tem sua parte externa sustentada pela espessa camada interna. Os tijolos foram colocados entre as vigas de mármore num padrão espinha-de-peixe de auto sustentação. Essa técnica foi copiada do Panteon de Roma. A vista da cidade que se tem da cúpula é bem legal, mas para chegar lá é preciso encarar 463 degraus de uma escada apertada e relativamente escura. A cúpula fica aberta à visitação de 8:30 às 18:20 e é paga, também inclusa no pacote dos monumentos.

foto de thehistoryblogcom
Cúpula Brunelleschi
Em frente a parte principal da catedral fica o Batistério, com seus mosaicos coloridos do século XIII ilustrando o Juízo Final, decorando o teto da pia batismal onde Dante Alighieri foi batizado. Outro destaque do batistério é o Portão Leste, o Portão do Paraíso de Lorenzo Ghiberti, em bronze. A obra levou 21 anos para ser concluída. Ela tem 10 painéis com temas bíblicos de beleza extraordinária. O batistério recebe os visitantes das 8:15 às 10:15 e das 11:15 às 18:30, mas os horários podem sofrer pequenas modificações. O preço é 15 euros por pessoa e dá acesso aos quatro monumentos. Crianças de 6 a 11 anos pagam 3 euros.
foto de enwikipediaorg
Batistério da Catedral de Santa Maria del Fiore
foto de passthesporkme
Portão do Paraíso, no Batistério
foto de sandstead_d2h_02
Detalhe do mosaico do Juízo Final
A visita à Catedral de Santa Maria del Fiore é imperdível.
Você deve comprar os ingressos com antecedência pelo site oficial do Duomo, sob pena de não conseguir visitar, pois a entrada é por grupos controlados e todo mundo compra antes, assim, talvez sequer consiga comprar na hora.
Prepare-se para a fila.

Não se recomenda a visitação da cúpula e do campanário aos que sofrem de problemas cardíacos, vertigens e claustrofobia.

Se quiser saber mais sobre o Duomo, além do site indicado acima, também pode acessar o site informativo do Duomo, inclusive com os horários de missas (também tem missa em inglês) e até uma bela missa com canto gregoriano. Bem legal.

As dicas e sugestões de como chegar, comer, ficar e fazer estão no post Florença I, e os passeios estão distribuídos por mais 9 posts. Não deixem de ver!

Veja também      


 Contando um pouco da cidade, como chegar, onde ficar e como explorá-la.

 Basílica San Lorenzo e Capela dos Médici, apreciando suas obras e beleza.

 Piazza della Signoria, Palazzo Vecchio, Loggia dei Lanzi e Galleria degli Ufizzi.


 Explorando a belíssima região toscana

 Visitando a belíssima cidade medieval



Nenhum comentário:

Postar um comentário