terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Toscana - Itália

Toscana, Itália

Explorando a belíssima região da Toscana na Itália. Suas principais cidades, suas videiras, o vinho Chianti, as incríveis paisagens e mais

Foto de wwwclacrideiascombr

Toscana é uma das regiões da Itália, situada ao centro-norte da bota. A região é habitada por cerca de 3,7 milhões de afortunadas pessoas. Sua capital é Florença (Firenze).

Florença - Itália
Florença, capital da Toscana
Famosa por sua arte, história e paisagens, a Toscana é a região onde o passado e o presente se encontram em harmonia. Cidades no topo das colinas, muitas cercadas por muralhas etruscas, parecem vigiar os campos a seus pés. Seus lindos palácios evidenciam a riqueza da região, enquanto as construções medievais das prefeituras mostram uma longa tradição de democracia e autonomia política.

Foto de Marco Ramerini
Muralha etrusca na estrada provincial Pisana - Volterra
São muitas as opções de passeio pela Toscana, e é muito difícil escolher, pois não tem uma que a gente não queira fazer. Na verdade, para quem curte belas paisagens e lugarejos pitorescos, dá para passar muitas férias por lá.

Então, a primeira alternativa é escolher entre os passeios de excursões, muitos do tipo bate-e-volta, ou agências. Neste caso, procure um programa que mais agrade entre o TicketBar, ou o CityDiscovery (pesquise por Florença), ou Tripadvisor, ou qualquer outro que conheça.

A segunda alternativa, a mais indicada pela grande flexibilidade que dá, é alugar um carro e rodar pela Toscana. Só nesse caso você vai conseguir ver e fotografar a sequência de imagens que vai ver no post. Mais que isso, vai poder escolher onde ficar, onde se demorar mais, onde degustar um bom vinho, ou mesmo ser convidado por algum local para um belo almoço caseiro. Foi o que escolhemos. Então, confira as opções no site da Rentalcars, e a dica é escolher um carro pequeno, se for possível, pois poderá parar em qualquer canto e andar por estradinhas mais estreitas.


Mapa com trajeto sugestivo, sempre evitando as autoestradas para desfrutar das belas paisagens. Clique no mapa e interaja de acordo com suas preferências

No coração da Toscana, as estradas rurais, por sua vez, podem ser lentas e sinuosas, você poderá apreciar uma das mais belas e inesperadas paisagens que variam, passando pelas montanhas espetaculares dos Alpi Apuane, assim como as suaves colinas de Chianti.

Foto de wwwspiceuptheroadcom

Toscana, Itália

Toscana, Itália

Na Toscana rural, entre vinhedos, oliveiras e ciprestes, despontam aldeias e casas de fazenda, além das mansões tipo vila e castelos fortificados, que simbolizam os violentos conflitos que devastaram a região durante a Idade Média, a impressão é que o tempo parou.

Toscana - Itália

Toscana, Itália
  
Toscana, Itália

Toscana, Itália

Vários castelos e mansões foram construídos para os Medici, os grandes patronos do Renascimento, que financiaram cientistas eminentes como Galileu Galilei.

Toscana, Itália

Toscana, Itália

Entre Firenze e Siena, passa a Via Chiantigiana SR 222 - Rota do Vinho.

Toscana, Itália

Toscana, Itália

Toscana, Itália

Há dezenas de vinícolas e a maioria oferece ao turista uma deliciosa degustação, vinhos, grapas e queijo pecorino (feito de leite de cabra) ali produzidos para venda.

Toscana, Itália

Toscana, Itália

Também há muitos mirantes que são perfeitos para fotos, descansar e apreciar a beleza única da Toscana.

Toscana, Itália

Toscana, Itália


No caminho são tantos caminhos e vilarejos encantadores que não dá pressa.

Foto de wwwitaliaviagemcom

Foto de wwwabcturcombr

Toscana, Itália

Alguns vilarejos de destaque na região da Toscana são: Pienza, cidade do Papa Pio II; Montepulciano, fortaleza medieval que serviu como cenário para o filme "Lua Nova", da saga Crepúsculo; Montefollonico, pequeno vilarejo que recebe com frequência visitas ilustres; Torrita de Siena, com seus campos repletos de vinhas e fazendas, produzem o famoso queijo pecorino; e tantos outros.

Uma dica importante para fotos é o horário. As melhores fotos da Toscana são feitas bem cedinho, e depois as feitas no pôr-do-sol. Por isso, hospede-se nos vilarejos da região e saia bem cedinho. Veja as opções de hospedagem no Booking ou no Hostelsclub ou no Tripadvisor e deleite-se.

O passeio pede quanto mais tempo melhor, contudo, pelo menos 2 ou 3 dias para curtir as paisagens e os vilarejos.

Pegue a estrada e boa viagem!!!

Arrivederci!!!

Veja também      

    Contando um pouco da cidade, como chegar, onde ficar e como explorá-la.

    Catedral Santa Maria del Fiore, explorando esse magnífico símbolo renascentista italiano.

    Basílica San Lorenzo e Capela dos Médici, apreciando suas obras e beleza.

    Piazza della Signoria, Palazzo Vecchio, Loggia dei Lanzi e Galleria degli Ufizzi.

    Visitando a belíssima cidade medieval